Bet nacional - A bet do Vinicius Jr. a bet dos brasileiros
Saiba quem são os jogadores mais eficientes da série A
Foto: Red Bull Bragantino
Pega a Visão

Saiba quem são os jogadores mais eficientes da série A

Saiba quem são os jogadores mais eficientes e ineficientes do Brasileirão

Escrito por Elisa

Publicado em (atualizado em )

Foto: Foto: Red Bull Bragantino

Saiba quem são os jogadores mais eficientes e ineficientes do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor e alguns jogadores têm se destacado na competição pela eficiência na hora de colocar a bola na rede. De acordo com o Espião Estatístico do GE, o atleta mais eficiente do Brasileirão é o atacante Helinho, do Bragantino. De 35 finalizações, Helinho conseguiu converter sete, uma eficiência de 4,10.

Jean Carlos do Juventude, vem logo em seguida. O jogador teve 21 finalizações e marcou quatro vezes, uma eficiência de 3,10.  Na terceira colocação, está Cuiabano do Botafogo, que marcou quatro vezes em 21 finalizações, tendo uma eficiência de 2,80.

Fechando esse G4 está William Oliveira do Vitória, que anotou cinco gols em 22 finalizações, uma eficiência de 2,50.

O levantamento utilizou o método xG, uma métrica consolidada internacionalmente que dá pesos diferentes para os ataques, dependendo da distância, do ângulo e do número de adversários entre quem faz a finalização e o gol. Em resumo é calculado a probabilidade estatística de cada finalização virar gol. Aqui não foram consideradas as cobranças de pênalti.

Menos eficientes

Se de um lado têm atletas fazendo mais que o esperado, na outra ponta têm aqueles que não estão conseguindo converter as chances boas que tiveram. O atacante colombiano Borré, do Internacional, é quem lidera essa lista. O atleta teve 18 finalizações e dessas apenas duas entraram, uma ineficiência de 3,3 gols menos do que se esperava que tivesse marcado.

O jogador Júnior Santos, do Botafogo, vem logo na sequência, pois de 37 finalizações, o atacante só conseguiu converter três, ineficiência de 3,1 gols menos do que o potencial estatístico. Uma curiosidade é que esses dois atletas estão fora de suas equipes tratando de lesão.

Essa lista ainda surpreende porque têm jogadores que costumavam em temporadas anteriores ter melhor aproveitamento na hora de balançar as redes, como é o caso de Rony e Cano. O atacante do Palmeiras ocupa a quinta posição desse ranking. Ele fez 38 finalizações, mas marcou apenas quatro. Já o jogador do Fluminense, na quinta colocação, teve 27 conclusões com nível de ameaça, mas marcou somente dois.

Bet nacional - A bet do Vinicius Jr. a bet dos brasileiros
Bet nacional - A bet do Vinicius Jr. a bet dos brasileiros