AGU notifica plataformas sobre publicidade de bets para adolescentes
Youtube, TikTok, Kwai e Meta deverão explicar medidas preventivas
Publicado em (atualizado em )
As plataformas digitais Youtube Brasil, TikTok, Kwai e Meta – empresa controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram – vão ter que esclarecer quais medidas preventivas foram implementadas para inibir a divulgação de bets voltadas ao público infantojuvenil. A notificação extrajudicial foi enviada pela Advocacia-Geral da União.
Segundo a AGU, crianças e adolescentes não podem, de acordo com a lei, ser público-alvo de publicidade de casa de aposta e de jogo de azar. Da mesma forma, menores de idade não podem participar de jogos nem apostas.
No documento, a Advocacia Geral explica que a notificação atende a uma determinação do governo federal para reduzir os danos à saúde mental e à economia da população causados pela exploração desse tipo de atividade.
Com a notificação, os aplicativos devem informar se os termos de uso estabelecem regras específicas para a proteção do público infantil.
As respostas às notificações vão fundamentar um processo administrativo da AGU sobre as bets e seus impactos para as políticas públicas federais.
Leia também: IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros