Vôlei de quadra: Central TVBet analisa chances do Brasil nas Olimpíadas 2024
O Central TVBet analisou as chances do Brasil em uma das modalidades mais queridas do povo brasileiro: vôlei de quadra. São raras as edições de Jogos Olímpicos que as seleções, tanto feminina, como masculina, não chegam com elencos para disputar um pódio.
Para a bancada do Central, as meninas dessa vez é quem têm mais chances. O comentarista Fábio Hermano lembra que mesmo ficando em quarto lugar na última Liga das Nações, a seleção brasileira feminina de vôlei tem nomes importantes que vão ajudar a brigar por uma medalha, como Gabi, Thaísa, Carol, Ana Cristina e outras. Comandadas por Zé Roberto, a expectativa é de que esse time suba ao pódio.
Fábio ainda lembrou que elas são as atuais vice-campeãs olímpicas, pois ganharam medalha de prata em Tóquio, em 2021. O comentarista só ressaltou a falta de consistência em jogos decisivos, o que pode pesar em duelos valendo medalha. Ele ressaltou que vai depender muito do momento, se o momento do Brasil será bom ou não nas Olimpíadas.
Matheus Montenegro concorda e lembra que na Liga das Nações, o Brasil caiu para o Japão na semifinal e na briga pelo bronze perdeu para a Polônia e essas equipes estão no grupo do Brasil nas Olimpíadas. Por isso, o tipster ressalta que não será fácil desde a fase de grupos. Para ele é preciso passar em primeiro lugar na chave, para chegar com autoridade no mata-mata. Matheus destaca que o ouro é difícil, mas acredita numa medalha.
Já no masculino a confiança da bancada não é a mesma. Matheus e Fábio lembraram que na última Liga das Nações de Vôlei Masculino, o Brasil ficou em 7º lugar, com seis vitórias e seis derrotas, sendo a pior campanha em uma competição internacional nos últimos 47 anos.
Matheus destaca que a nova geração do vôlei masculino não é tão boa quanto a do feminino e por isso esse resultado da VNL não foi ao caso, representa o atual momento da seleção brasileira. Mas ele ressaltou a volta de Bernardinho ao comando da equipe e ainda afirmou que o grupo do Brasil é muito difícil. O tipster afirma que o grupo briga por fora pelo pódio e não colocaria o time como um dos favoritos à medalhas.
Fábio segue a mesma linha e lembra que nas últimas três Ligas das Nações, o Brasil sequer chegou à semifinal e o único pódio neste último ciclo olímpico, foi no Mundial de 2023, quando conquistou a medalha de bronze. Mas ele também ressaltou a tradição brasileira na modalidade e que a camisa pode pesar em jogos decisivos.
Nas Olimpíadas são 24 seleções, 12 femininas e 12 masculinas. Em cada categoria essas equipes são divididas em três grupos de quatro, esses times se enfrentam entre si dentro da chave em turno único. As duas melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final.
A seleção feminina está no Grupo B junto com Quênia, Japão e Polônia.
A seleção masculina também está no grupo B, com Polônia, Itália e Egito.
Agenda do Brasil no vôlei feminino
29/7 – segunda-feira 8h: Brasil x Quênia
1/8 – quinta-feira 8h: Brasil x Japão
4/8 – domingo 16h: Brasil x Polônia
Agenda do Brasil no vôlei masculino
Sábado (27) 8h – Brasil x Itália
Quarta (31) 4h – Polônia x Brasil
Sexta (02) 8h – Brasil x Egito
Veja as odds das seleções brasileiras masculina e feminina:
Seleção brasileira feminina: 5.95
Seleção brasileira masculina: 8.65